segunda-feira, 22 de maio de 2017

Em poucas linhas – Por Maria Christina

Montagem teatral: Falando sobre Flores  
Maria Christina: Participante do Minicurso de crítica teatral “O que pode uma crítica teatral?”

A ditadura militar imposta ao povo brasileiro a partir dos 1960' e que inaugurou mais fortemente o período de corrupção, desmando e impunidade a que ora estamos submetidos, sombreando os Poderes que a rigor deveriam descentralizar a gestão pública, e representar a vontade popular, se fez com o rapto de direitos e subestimando a coragem de homens e mulheres que não se furtaram a doar suas vidas à causa da liberdade.
Aspectos subterrâneos da repressão a que qualquer pessoa, de qualquer idade, estava submetida naquele período, foram abordados no texto da peça Falando Sobre Flores, em curta temporada no Espaço Casa da Atriz, na qual os protagonistas não economizaram talento para alcançar credibilidade e veracidade nas atuações de tirar o fôlego de quem assistiu.
Não restam dúvidas que a sugestão da produção da peça para que os espectadores se acomodassem no chão foi prévia e genialmente pensada de forma a que algum desconforto afligisse fisicamente o público durante a performance, levando-os a uma identificação com o personagem aprisionado e submetido a torturas físicas e psicológicas, de maneira ainda a experimentar a sensação de confinamento e impedimento. 
O teatro, e a arte em geral, têm​ uma função singular porque convidam à reflexão. As pessoas são chamadas a experimentar, sentir, provar e cheirar um pouco de realidade, ou ficção, mas sempre mantendo uma espécie de cordão pelo qual se liga e/ou se desliga da encenação que quase sempre ocorre a uma certa distância. A proximidade da cena naquele ambiente era propícia à interação e à participação, quase como se estivéssemos no ensaio sem audiência. 
Interessante a proposição do diálogo, em que prisioneiro e algoz apresentam suas teses, reforçadas pela interpretação da experiência histórica de resultados do período de acordo com a projeção e pensamento político de cada lado, quando os dois soldados defendem sua ideologia e a pátria – antes de defender suas próprias vidas –, num confronto de ideais em que a inteligência é colocada à prova, e demonstra que é preciso muito mais para alcançar uma visão de alteridade, sentimento em falta nestes tempos de muita tensão e incertezas. 
22 de Maio de 2017
Ficha Técnica
Montagem teatral:
Falando Sobre Flores
Direção:
Karine Jansen
Dramaturgia:
Renan Coelho
Atores:
Renan Coelho e Demi Araújo
Iluminação:
Luciana Porto
Sonoplastia:
Jairo dos Anjos
Aderecista:
João Calado






Nenhum comentário:

Postar um comentário