domingo, 5 de março de 2017

O mundo abstrato de Marahu – Por Diego Maia da Costa

Diego Maia da Costa: Graduando em História na Universidade Federal do Pará; Participante do Minicurso de crítica Teatral “O que pode uma crítica teatral?”
Quinta feira, dia chuvoso. A impaciência tomara-me por completo. O sarcástico movimento pluviométrico inconstante e irreversível fechava as nuvens de minha esperança subordinada à irredutível curiosidade - E agora? - Será que não verei Marahu?
17 horas: a iminência de um longínquo raio de sol perdido na ironia do tempo reacende minha impetuosa expectativa. Tomo banho, me visto e me arrisco!
O ônibus é ligeiro. Ao chegar ao local deparo-me com um motociclista moribundo ao chão do sagrado Ver-o-Peso – acidente causado pela desenfreada urbanização da capital paraense. Me abalo um pouco, mas logo retomo a ... serenidade?
O espetáculo com aplausível pontualidade começa; revestido de insígnias como a obra de Martins. As estáticas areias no palco, antíteses da minha inquietude, revelam as lembranças contemplativas de um poeta tão bucólico como sua praia favorita (Marahu). O figurino, fusão de todas as cores em uma só, dá asas à proposta excêntrica e até indecifrável. O roteiro, impreciso e visceral dialoga de maneira esplêndida com a cenografia e dá margem a um mundo de ideias – sem platonismo – vibrantes em um calabouço de emoções. Trilha sonora e atuações impecáveis mantém o nó desconcertante que molda suas intencionalidades.
Mas há um ápice, um ponto central eclodido na cena de nudez frontal. A nudez que ... a nudez não! A poética nudez! Que é capaz de dissipar nos privilegiados espectadores o tabu mais hipócrita da sociedade. Não há interdito, há beleza. Beleza lúdica que transcende Na estrada, Homo poeticus e Mar-ahu. Beleza artística que adentra e evoca com perfeição o mundo abstrato de Max Martins.
Diego Maia
9 de fevereiro de 2017


Ficha Técnica
Montagem:
Companhia de Teatro Madalenas
Elenco:
 Leonel Furtado, Flávio Furtado e Marta Ferreira
Iluminação:
Thiago Ferradaes
Direção e edição de vídeos:
Carol Abreu
Direção musical:
Diego Vattos
Dramaturgia:
Saulo Sisnando
Coordenação geral:
Leonel Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário