terça-feira, 7 de março de 2017

Estória de Carnaval – Por Lorena Coelho.

Lorena Coelho: Graduanda de Licenciatura em Teatro – UFPA; Participante do Minicurso de Crítica Teatral “O que pode uma crítica teatral?”

Querida Yara,
Minha querida, gostaria de relatar algo que me marcou nesta manhã de sábado, onde o dia amanheceu quente com um lindo sol nos iluminando. Fui convidado para assistir uma apresentação de contação de história que aconteceu no SESC Boulevard em frente a Baía do Guajará. Ao chagar lá me deparei com um ambiente muito confortável, com muitas crianças e um cenário mágico que me trouxe alegria. Ao sentar-me em uma das poltronas, escutei passos corridos na escada de ferro, meu batimento cardíaco acompanhou cada pisada e quanto mais forte o barulho mais a ansiedade crescia junto com a vontade de estar com você.
Ninguém queria perder a hora da apresentação, as crianças correram para conseguir um lugarzinho no tatame, em frente ao palco, com aquela euforia própria delas. A contação começou com uma linda narrativa, sobre o carnaval, época que mais gosto porque foi nela que eu te conheci. Então, duas mulheres entraram para contar histórias de carnaval. Elas estavam tão lindas e fofas com aquelas roupas e maquiagens. Elas também cantaram varias marchinhas de carnaval, animando a todos que ali estavam. Senti-me em uma maquina do tempo, voltando ao passado e lembrando uma época que já se foi. Então, neste momento construir um mundo mágico em minha volta.
Então não era mais eu, e sim um garoto vivendo toda a magia do carnaval na cidade das mangueiras. Voltei a enxergar com aqueles olhos de criança levada que se perdeu com o tempo. Brinquei de ser os personagens das histórias, onde relembrei como era ser o seu  Pierro e você minha Colombina e por alguns minutos senti sua presença, o que me trouxe muita  paz. Aproveitei ao máximo todas aquelas lindas sensações. 
Quando a magia acabou, voltei a perceber o mundo com o olhar de um adulto indagador, sem a fantasia das crianças. Voltando para realidade comecei a fazer-me as seguintes pergunta:“contação de historias é ou não teatro”?. No entanto, tudo para mim foi como um sonho, e quero acreditar que foi um lindo espetáculo teatral em forma de contação de história. A contação de história encerrou com nossa marchinha favorita. Fiquei muito feliz em poder contar-te essa história e agora me despeço minha querida Yara com o trecho que alegrou o nosso amor.
Bandeira Branca, Amor
Não Posso Mais
Pela Saudade
Que Me Invade
Eu Peço Paz
                        
De seu eterno amor: Akuanduba
P.S : Ainda fico com a sensação de que a magia dessa estória ainda não acabou...
Em Belém, 4 de março de 2017


Lorena Coelho
7 de Março de 2017.


FICHA TÉCNICA:
Contação de Histórias
Título:
Historias de carnaval
Contadoras:
Alana Lima, Joana Chagas e Lilian Ticia.
Músicas:
Marchinhas de carnaval
Recitação de poemas:
Joana Chagas
Figurino:
Rosa Marina Leitão
Coordenação Geral:

Cleo Oliveira

2 comentários:

  1. Caríssima Lorena, o projeto "Histórias de Carnaval" foi concebido a partir do convite da Amada Cleo Oliveira, esta pessoa que nos abre as portas do Sesc Boulevard, e faz com que as crianças (pequenas e grandes) acessem suas escadas apressadas para não perder a Contação de histórias de todo sábado. Pois bem, era início de março (era já passado o carnaval, pensei como fazer para que as pessoas religiosas não se sentissem "agredidas" com um carnaval em plena semana da quaresma. Considerando este fato, Alana Lima, excelente contadora de histórias (formada pelo Movimento de Contadores de Histórias da Amazônia - MOCOHAM, bem como Lilian Ticia e eu) fizemos a pesquisa das histórias e marinhas, e uma devida costura poética, para que as pessoas fossem, de fato, tomadas pelo clima de carnaval, que envolveu à todos naquele sábado. O sentimento - novidade que nos tomou naquele momento foi o de ternura encantada. Estas sao as palavras que trago comigo até hoje. Estar lá atrás recitando os poemas que entremearam as histórias, me possibilitou vivenciar as mesmas emoções às quais te referes em teu escrito. Para nós, é uma honra merecer tão gentis comentários de sua parte, aos quais agradeço, com muita Gratidão, em nome de Alana Lima Lilian Ticia.

    ResponderExcluir
  2. Em nome do Projeto de Extensão TRIBUNA DO CRETINO, agradeço pelo retorno e pela obra artística que nos possibilitou o exercício de nossa escrita crítica. Parabéns pelo trabalho.
    Prof. Edson Fernando

    ResponderExcluir