quarta-feira, 9 de março de 2016

Visibilidade de gênero: o dia em que as Erínias nos visitaram - Por Ceci Bandeira

Ceci Bandeira: Graduanda em Filosofia pela Universidade Estadual do Pará - UEPA.
Estamos em Atenas, que, desde 510 a.C., havia substituídos a tirania pela democracia: não é mais a um chefe que os gregos obedecem, mas a uma soma de sentimentos coletivos, ou seja, à polis. Ou será que estamos em qualquer outro Estado democrático existente no ocidente do século XXI?
Ao manusear a mitologia grega, o trágico Ésquilo constrói suas personagens em função da fábula, tomando a posição de substituir a liberdade pela fatalidade, e faz com que a Moíra, o destino cego de punição, se torne a medida de todas as coisas, e não o ánthropos, como posteriormente pensarão outros trágico gregos. O sofrimento é, para o teatro esquiliano, um preceito necessário contido nas etapas de obtenção da sabedoria. A dor redime e concilia. Devemos seguir a lei divina de “sofrer para compreender”, como nos diz o Coro no Agamênon – primeira das tragédias da trilogia Orestes. No entanto, esta lei não contempla o âmbito da responsabilidade individual, mas está abrigada em um grupo de indivíduos unido pelos laços de sangue (guénos), em que a falta de um recai sobre todos.
Após degolar a mãe, Clitemnestra, junto ao cadáver do amante para vingar o sangue de seu pai, Agamênon, derramado pela mulher, a hamartía (erro que determina a queda de um herói trágico) hereditária de Orestes está consumada e o drama da luta pela maldição familiar se reflete no último texto da trilogia trágica de Ésquilo: Eumênides – que em grego significa “benevolentes”, o eufemismo conciliatório buscado por Atena para apaziguar as Erínias destronadas e sedentas por vingança. Apolo envia Orestes a Atenas para ser julgado por um tribunal, o qual o júri será presidido por Atena, a deusa patriarcal, assessorada por doze cidadãos atenienses. As Erínias, deusas das trevas, estão ali para acusar e vingar o matricídio cometido por Orestes. A votação do júri mortal termina empatada. Cabendo, por esse mesmo motivo, à Atena o voto de desempate. Orestes fora absolvido. E seu voto nascia para todo o sempre.
É dessa forma entramos no cenário de Atena em Solo Viril, remontagem do texto Eumênides de Ésquilo, feito pelo Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante (GITA), dirigido por Edson Fernando e representado pela atuação Geane Oliveira na pele de Atena – a deusa gerada da mente de Zeus e que, por isso, se posicionará a frente do direito dos deuses novos (dike), que habitam os altos inundados de luz do Olimpo, para derrubar o direito dos deuses antigos (thémis), que habitam as trevas do Hades.
Atena é a figura feminina que, pela ausência do arquétipo matriarcal, não compartilha conosco as reminiscências saudosistas da gineocracia – fase primitiva da civilização humana, segundo Johann Jakob Bachofen, em que a mulher, unicamente ela, era autoridade e legisladora, conhecida por governar tanto o grupo familiar quanto a sociedade, que englobava sobretudo a religião, mas que foi derrotada pela androcracia, governo patriarcal que vigora até os dias de hoje. Por não possuir vínculos estreitos com o solo, símbolo da Terra-mãe universal que aceita passivamente todos os fenômenos naturais, ela sentirá necessidade de defender o oposto, a autoridade incontestável do pai na família e o papel preponderante do homem numa sociedade hierarquicamente organizada, ou seja, fará justiça pelo sangue do varão Agamênon. 
Desde o momento em que entramos na arena, tempo depois dos homens que foram primeiramente chamados a sala, e somos convidadas a sentar no chão constituindo um círculo periférico ao círculo principal formado pelas cadeiras em que estão alojados os homens, já somos Erínias. Nós, que hoje discutimos e procuramos as mais possíveis formas de nos livrarmos das amarras de uma sociedade machista e opressora, somos introduzidas no momento exato, segundo Ésquilo, em que toda a liberdade nos foi extirpada. Estamos ali para ver de longe o sangue das hamartías ser oferecido por Atenas aos doze juízes, os “homens horados” que votarão a favor da justiça. Da sua justiça. Da justiça relegada as deusas sombrias condicionadas em ser mulher. Teremos que sofrer para compreender.
Após encontrar a figura de Orestes dentre os cidadãos de bem, Atena se entrega a voluptuosa situação do julgamento, no êxtase do domínio de poder: a sua díke está prestes a ser estabelecida naquela polis, a limitação, a hierarquia, a ordem e o logos enfim substituirão o caos, a natureza, a liberdade, o éros. Somos aos poucos despidas moralmente e desonradas pela ideia desta nova justiça que será implantada daqui a poucos minutos, através da fala de uma deusa misógina, e que nos perseguirá, nos torturará e nos matará durante todo o percurso seguinte da história humana.
É necessário que chegue apenas o momento em que os votos dos doze homens estabeleça um empate, para a deusa-inteligência sentenciar Orestes como inocente: perante os deuses, este homem não possui culpa alguma, a justiça divina fecha os olhos para o matricídio, pois este sangue materno não exerce influência sobre a criação do filho: para o patriarcado, a mãe, como a terra, é apenas o depósito, a matriz fria e passiva, da semente semeada pelo pai, que seria o grande responsável pela germinação. Ora, por isso Atena é a defensora do patriarcado, somente uma mulher que não tenha sido formada nas sombras de um seio materno lutaria pela submissão de suas semelhantes. Ou somete mulheres que tenham sido educadas por homens para renegar as tradições geneocráticas imanentes da sua existência.
Ela, agarrada as regras civis basilar da sociedade ocidental, oferece o sangue dessa tragédia familiar para os cidadãos legítimos que pisam junto dela naquele solo viril, não nos deixando provar nem os requisitos desse vinho sanguinário – prefere derramá-lo por completo através de seu falo fantasioso (fantasioso já que este lhe foi negado quando condicionada ao feminino), naquele solo que poucos terão a privilegio de pisar. E nos convence (ou nos força) protegê-los durante o percurso de suas vidas, em troca de honrarias divinas para nos persuadir a não nos vingarmos da (in)justiça decidida pelos deuses novos. No íntimo do patriarcado, se encontra o medo de que nos revoltemos contra este sistema do lógos, por isso a preocupação de Atena em nos comunicar, rapidamente após a decisão do júri, sobre o eufemismo e nos entregar a honraria suprema de proteger a sua cidade.
Se lutássemos até a última instância nossa thémis retomaria, pois todos naquele tribunal têm conhecimento de que para as Erínias, “enquanto o matricida não for punido com a morte, a terra, ferida em sua fertilidade, não produzirá frutos, nem cumprirá seu destino material” (BRANDÃO, Junior de Souza, 1985), impedindo que todos os cidadãos atenienses perpetuem a sua espécie.
E assim termina o espetáculo de Atena sobre o seu adorado solo viril. Não provamos o vinho sanguinário. Não nos aproximamos do solo viril. Saímos com a certeza de que possuímos um poder imanente extraordinário, e que somos todos os dias coagidas a esquecê-los. Com mais dúvidas do que respostas. Entretanto, com uma profunda imersão na história e cultura das mulheres que nos antecederam na luta pela retomada do magnífico caos erotikós que é ser mulher e ao mesmo tempo livre.

Ceci Bandeira
09 de Março de 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário