segunda-feira, 8 de julho de 2013

Manifesto aos Cretinos




Este blog nasce com o intuito de incentivar a reflexão crítica acerca dos espetáculos de Teatro e Dança produzidos na área metropolitana de Belém, por meio de produção textual que contextualize e aprofunde os conceitos, procedimentos e elementos intrínsecos as linguagens artísticas em questão.
Não se trata, a rigor, de estabelecer o lugar do crítico de arte – seja de Teatro ou de Dança – figura esta que não encontrou em nossa cidade, abrigo para a produção de posicionamentos críticos que corroborem para a compreensão e estado das artes cênicas na contemporaneidade. Em verdade, a figura do crítico de arte parece ter freqüentado bem pouco as redações dos nossos jornais locais. Atualmente, os poucos cadernos jornalísticos destinados a produção artística limitam-se a mera divulgação de informações e serviços, e não raro, reproduzem a cópia dos releases enviados por e-mail, não se dando sequer ao trabalho de confrontar ou conferir as informações. Esta situação lastimável ultrapassa o limite do ridículo quando os pseudo-jornalistas conseguem a façanha de publicar as cópias dos releases com dias e horários errados – os mais cuidadosos limitam-se a uma “entrevista” por telefone, onde procuram, desesperadamente, entender alguns conceitos chaves para o entendimento do espetáculo.
  Mesmo reconhecendo esta realidade não é papel deste blog suprir esta lacuna. O que se pretende aqui é oportunizar o debate criativo e crítico de nossa produção local. Desse modo, os textos remetidos para publicação antes de reivindicarem o estatuto de crítica de arte devem pautar-se pelo compartilhamento das impressões criticas sobre os trabalhos avaliados. Discutir, refutar, objetar, exaltar, destacar ou mesmo desqualificar procedimentos ou opções de encenação devem, portanto, ser encarados como parte de um processo combativo que objetiva suplantar uma prática artística cretina.
Considero pratica artística cretina àquela que se limita a misturar os elementos de encenação ou mesmo as diversas linguagens artísticas sem nenhum critério fundamentado numa poética ou em qualquer outro âmbito. Utilizar inadvertidamente e de forma despropositada os elementos de uma linguagem artística é coisa de cretino; vangloriar-se dessa prática escondendo-se por detrás de conceitos em voga – tal como o de Performance – é coisa de cretino fundamental. E como bem nos alertou Nelson Rodrigues (1912 – 1980), o cretino fundamental consegue arregimentar seus pares sem muito esforço diante da mediocridade reinante. Por isso é preciso combatê-lo.          
Nesta perspectiva, a denominação mais adequada pra este espaço deveria ser Tribuna Anti-Cretino ou Tribuna Contra-Cretino, dado que se busca por meio da reflexão crítica ultrapassar a cretinice fundamental estabelecida. No entanto, para me prevenir da arrogância e prepotência que possa estar oculta nas entrelinhas de meus pensamentos, sou o primeiro a assumir a cretinice e estampá-la no título deste blog.
Assim, ciente de ser mais um cretino assumo a tarefa de administrar este espaço visando, antes de tudo, superar minha própria condição e impedir o refestelamento dos cretinos fundamentais.  
Edson Fernando
08.07.2013              

Nenhum comentário:

Postar um comentário