sábado, 4 de abril de 2015

Curso de Crítica em Teatro e Dança - recepção da obra Internamente

Detalhes da apresentação de Karina Castro - Internamente. Fotos: EDson Fernando
O silêncio e o vazio do palco compõem a paisagem inicial da dança(?) de Karina Castro; a cadeira do espectador (somente um por vez), o smartphone e o fone de ouvido encerram-nos na angustiante atmosfera provocada pela desconexão entre os elementos propostos: àqueles que vem a coreografia(?) sem ouvir a música, fruem(?) ou apenas são espectadores de um ato único e inusitado? A pagina em branco inicialmente proposta parece ser timidamente invadida por coloridos diferentes, captados na sutil aliança de olhares e sorrisos entre a dançarina(?) e o privilegiado que por um minuto porta o fone de ouvido. As peças desse quebra-cabeça proposto por Karina podem ou não se encaixar. A recepção desta obra – elaboradas pelos participantes do Curso de Crítica em Teatro e Dança – nos ajudam nas respostas.    

Recepção de Louise Bógea
Audácia
Quando a dançarina Karina entrou na sala, a minha impressão foi de uma jovem descolada naquele estilo hip-hop, que traria a todos muita agitação, sendo quase injusto ter de observá-la sem uma música. Pensei que o seu encanto seria roubado, mas eu estava enganada. Ao assisti-la, ainda da plateia percebi que os seus movimentos repentinamente bruscos e o seu olhar audacioso - sem desgrudar do seu observador particular - prendiam a atenção. Notei que, mesmo o observador sentado e ouvindo música, encontrava-se inquieto, enquanto que a artista parecia estar em sua total área de conforto. A cada vez que um participante entrava no mundo de Karina, era recebido com o seu talento, e imagino que cada um deve ter tido uma quase singular recepção dentro de si: desde sentimentos alegres até sensuais e melancólicos. Isto se deve à criatividade e admirável capacidade de improvisação da artista, ao expressar-se tão habilmente. Quando me tornei sua observadora, escolhi a música I see fire, de Ed Sheeran, e eu realmente pude ver um pouco do seu universo em chamas, que fez, principalmente, alguns dos rapazes demorarem de retirar aquele fone de ouvido. Em última análise, acredito que a plateia quase se levantou para ir ver Karina mais de perto, para se queimar também e se perder internamente em seus encantos.

Recepção de Álvaro de Souza
“Externamente”
Movimentos conexos – desconexos; grandes – pequenos; exagerados – sutis; e a dança. Dança? Gestos? Afinal, o que é dança?
Do lado de fora uma sensação, ao colocar o fone de ouvido, a interação. Assim é o movimento externamente do trabalho “Internamente” de Karina Castro. Um trabalho onde você tem dois momentos, a observação de movimentos de um corpo no espaço, que hora é bem marcado e hora, me pareceu um pouco perdido nesse espaço. Porém, um trabalho carregado de um vasto conhecimento e de uma partitura corporal, que impressiona, e que em alguns movimentos remete aos movimentos do cotidiano, outra a movimentos que não tem ao certo um sentido, apenas levado pelo que a articulação do corpo possibilita fazer, ou seja, o movimento pelo movimento, embalados pelas músicas que estão “internamente” gravadas na memória da dançarina e impregnadas no seu corpo. Movimentos que em alguns momentos são carregados de uma forte energia e uma força tamanha, entretanto, em outros momentos ela se perde, pela sutileza dos pequenos e frágeis gestos.
Assisti, participei e sai me questionando. Afinal o que é dança para Karina Castro? De onde vem a fluidez dos movimentos, que ao colocar o fone de ouvido, vão se encaixando nas batidas da música ouvida por mim no fone de ouvido. Será que é contar os compassos dos movimentos e isso de alguma forma ta ligado com os compassos das músicas?  É a batida do coração? Lembrei-me de uma experiência que eu tive com o projeto “Pau e Lata”, coordenado por Danúbio, em Natal no Rio Grande do Norte, quando o professor-coreógrafo nos disse, que o ritmo esta dentro de nós, e no inicio da aula, nos pediu para colocar a mão no coração e escutar o som da batidas, para nos fazer lembrar que todos nós temos ritmo, que o corpo esta sempre em movimento provocando sons e sensações, temos apenas que aprender a escutá-lo.
Essa lembrança me fez pensar na execução dos movimentos de Karina, que dança parecer estar conectada ao som das batidas de seu coração, apesar de alguns minuciosos e pouquíssimos movimentos, não estarem em perfeita harmonia com as batidas da música, ouvida no fone de ouvido, mas que não tirou o brilho e nem a magia de seu trabalho, que me fez viajar nas minhas idéias e logo imaginar um grande espetáculo, onde todos os espectadores, cada um com um fone de ouvido, ouvindo a música de sua preferência, e no palco, um corpo de bailarinos desenvolvendo os mais diversos movimentos corporais num espetáculo renovador.
Internamente sai extasiado, com a vontade de ficar ali ouvindo e assistindo a dança de Karina Castro, vontade quase incontrolável de entrar e dançar junto com ela, se não fosse pelo dedo do tempo, que me impediu e me trouxe de volta ao movimento externamente.

Recepção de Danielle Francy
A obra “Internamente” me fez pensar se, ao colocar o fone de ouvido, a música que iria tocar estaria de acordo com a dança interpretada por Karina Castro, e assim aconteceu. Cada gesto, cada passo, cada movimento feito pela dançarina acompanhava a melodia daquela música que, mesmo escolhida de forma aleatória, parecia ter sido escolhida a dedo por Karina.
Com um figurino básico e talvez o menos a ser observado, o que fala mais alto são os movimentos e o olhar com o qual Karina Castro envolve quem está à sua frente.
As batidas da música, desconhecida para mim, tomou uma magnitude ao longo de 1 minuto que foi rapidamente interrompido sem, no entanto, diminuir a sensação contagiante daquele momento. Se for essa a sensação que a obra “Internamente” deve provocar dentro do expectador, com certeza alcançou seu objetivo.

Recepção de Andrey Gomes
O teatro em sua natureza serve ao ator, sua engenharia é construída em torno dele, embora dependa da conexão com o público, propostas como a de Karina Castro rompem a 4° parede e atingem os limites da subjetividade.
Uma cadeira e um celular com fone de ouvido compõe a cenografia - somos convidados a selecionar uma música em meio às opções disponíveis no aparelho. A performance parece mais acompanhar a emoção de quem assiste, do que o ritmo da música; a conexão é tão precisa que tudo parece sincronizado, sensação de projeção onírica ensaiada em nossa intimidade.
A atriz dança e representa, ora movimentos clássicos, ora contemporâneos, uma performance única para quem vê e sente que o âmago é o objeto a ser atingido; ao levantarmos da cadeira, nos afastamos da experiência que antes infusa e imaginada internamente, tomou forma e correu livre em uma realidade que só na arte podemos penetrar.

Recepção de Paula Barros
Catarse
Como foi seu dia? Todos estão bem? Algum problema? O que te leva a ouvir música? E no fim qual o benefício da música sobre você? Ao sentar e ter que escolher uma música dentre muitas e em apenas um minuto observar a dançarina se expressar a minha frente, só posso dizer que o olhar penetrante de Karina e a música escolhida me despertou um choque de sensações diversas, que se deu através do meu estado emocional, com as emoções e a memória corporal da dançarina representado por seus movimentos. E por fim, as emoções podem ser expressa por uma palavra: provocante. Mas, a sua palavra pode ser outra, pois afinal cada espectador em um minuto tem a oportunidade de observar pelo seu olhar a catarse nos movimentos de Karina.

Recepção de Darciana Martins

O que falar de algo no qual me vejo constantemente, como atribuir desvalores a ao trabalho de alguém que tenho um apego, me vejo perdida nas próprias palavras quando me deparo no trabalho da Karina, ver como é difícil falar do trabalho de pessoas que você admira, trabalha, vive junto.

Quando ela propõe um trabalho chamado internamente onde às musicas embalam e conversam com teu interior, com teu corpo, tuas vivências, com o que ela dança pra você em particular. E como dançar todos os dias dentro do ônibus indo para aula, onde alguns expectadores percebem a sua dança interna e outros não...

Quanto o que para muitos parece loucura, improvisação, performance, para mim e meu despertar, meu bom dia para a vida. A Karina me faz entender que temos mais em comum do que eu imaginava, pois é difícil fazer com que os outros entendam a nossa essência, nossa dança.

Recepção de Carla Baía
 
Ao começar a apresentação, fiquei um pouco incomodada com a disposição das pessoas em relação à Karina Castro. A meu ver o fato das pessoas estarem vendo às outras assistindo a apresentação, influenciaria de algum modo como aquela informação seria recebida e acabaria com aquele “gostinho de surpresa”, esse foi o meu primeiro pensamento ao presenciar aquela cena.

Quando me senti mais confortável em ir, me levantei e sentei na cadeira. E naquele momento pude perceber o quanto tava enganada em relação ao meu primeiro pensamento. Pois naquele instante era apenas eu, a música e a Karina, lá dançando conforme ao que eu ouvia. Acredito que isso só foi possível porque o fone de ouvido tem esse poder de nos isolar do que acontece ao nosso redor.
Ao selecionar a música, não escolhi algo especifico, apenas fui à primeira música que estava ao alcance do meu dedo e quando cliquei, olhei para a Karina Castro, ela estava dançando lentamente, no mesmo ritmo da música, parecia que foi ensaiado, porém não foi o que aconteceu e era o que me deixava estática a observar cada movimento executado eu sentia que havia uma ligação entre nós, mas não sabia dizer o que era.
Ao termino da apresentação ficaram umas indagações em minha mente, afinal de contas, o que levava ela a fazer os movimentos que ela fazia? Será que ela imaginava uma música e dançava? O que levou ela a fazer esse trabalho. E quando finalmente chegou a hora dos comentários eu finalmente pude acabar com as minhas duvidas.A cada resposta dada por Karina Castro iam se preenchendo as lacunas de duvidas que existiam. Mas entre as respostas a que mais me chamou a atenção foi o que levava ela a executar os movimentos, nesse momento vi duas de minhas perguntas serem respondida e então eu pude entender.
Karina falou que não pensava em algo especifico, apenas procurava manter-se ligada com a pessoa através do olhar, procurando passar nos movimentos o que recebia em seu corpo através desse ponto de ligação. E foi quando clareou e eu abrir meus olhos com um ar de espanto, naquele dia em especial eu não estava bem, estava um pouco e perdida nos meus pensamentos tentando achar resposta de algo que eu não sabia o que era.
A música eu me lembro perfeitamente o nome, “amor de índio”, nunca tinha ouvido antes, mas gostei assim que ouvi, porque ela se conectava com os movimentos feitos por Karina, com o estado que eu me encontrava naquele momento, com o olhar que eu transmitia e parando agora para pensar lembro-me que era o mesmo olhar que tava no semblante da Karina, era como se eu tivesse me denunciando e pondo para fora o que eu não queria admitir nem para mim mesma. Era eu vendo diante de mim aquilo que eu estava guardando ou escondendo, não sei ao certo, mas era só meu ninguém sabia. Estava lá intimamente.

Recepção de Silvia Teixeira
Play ou Corda?
 Girei a chave para dar corda à música da caixinha para tocar e foi então que a bela bailarina começou a dançar, mas seu bailado era diferente da pequena boneca do porta joias que ganhei quando fizera meus quinze anos.
Em uma caixa, a jovem encontrava-se,  na caixa cênica do Teatro Universitário Cláudio Barradas; e só iniciava seus passos dançantes quando alguém apertasse o play para tocar a sua música. Que música? Que somente minha pessoa estava escutando, e ninguém mais naquele teatro. E assim a moça apresentava-se ao  público, que deveria ir um a um sentar-se à frente e próximo da mesma. Com uma lista de músicas a escolha, e um fone para os ouvidos, a bailarina apresentou-se por um tempo estipulado de um minuto para cada pessoa.
Então escolhi minha música para embalar a dançarina e apertei o play com a sensação de ter dado corda, e a jovem começou a dançar somente para mim. Confesso que em dado momento, procurei ver se a mesma estaria com algum ponto de Bluetooth e obtendo acesso ao som que era extraído do aparelho celular, mas não encontrei, só então  percebi que seu corpo emergiu com sua própria musicalidade. Sem as sapatilhas e os famosos “thu thu” do figurino da bailarina clássica, encontrava-se a dançarina desprendida do Equilíbrio de Luxo ou do Equilíbrio no Desequilíbrio - Um dos princípios que retornam de Eugênio Barba, onde os bailarinos da cultura oriental, precisam repetir inúmeras vezes, até por uma vida inteira os movimentos para obter a liberdade .
Não é a teoria válida para a jovem bailarina, sua performance fluía desprendida de técnicas específicas rompendo  com uma coreografia pronta e um roteiro pré-estabelecido, utilizando o improviso para lhe dá  liberdade de expressão, sendo uma das características da dança contemporânea.
Ao encontrar-me sentada em uma cadeira e receptar a obra “Internamente” provocou-me outra sensação diferente da recordação da caixinha de música: A de  ser um homem; um verdadeiro alemão pós Segunda Guerra, que utilizou-se das danças contemporâneas para orgias, senti-me que havia pago para a prostituta  dançar; aí já não apertei e play e nem tão pouco dei corda, tive a sensação de que tinha um chicote na mão que obrigava a jovem ser ousada e sensual.

Recepção de Roberta Castro
A performance de Karina Castro  é no mínimo provocadora por não ter uma coreografia pré-conecebida aonde o único aspecto determinado é o tempo de duração da performance, o qual tinha duração de  1 min cronometrado pela estagiária do curso.
Uma caixa amplificada e um projetor era o que delimitava o espaço cênico do espaço “sala de aula” diferenciando e ao mesmo tempo borrando a imagem do restante dos expectadores localizados num segundo plano, os quais tinha relação indireta com a apresentação. Nesse espaço cênicotinha uma cadeira, um smartfone com inúmeras músicas que poderiamser escolhidas aleatoriamente pelo expectador, músicas que segundo Karina Castro tinham sido preparadas de modo aleatório misturadas com sua playlist pessoal.
De forma bem despojada, vestida de bermuda, camiseta, tênis e cabelos soltos a artísta realiza sua dança para um único expectador, o qual se tornava co-autor da obra a partir do momento que se sentava naquela cadeira. 
Em cada sessão uma relação diferente, para alguns ela sorria, outros encarava brincava com seu corpo passando por diversos planos e níveis da Dança gerando séries coreográficas elaborando histórias e estímulos que induziam sua dança, uma composição que surgia do Acaso alterando as ações da performe e as concepções do expectador.
A técnica do Acaso são séries coreográficas que a princípio não querem comunicar nada, é o movimento pelo movimento, mas que mesmo sem querer por sua casualidade fazem algum sentido, que foi o que ocorreu com alguns expectadores que relataram suspeitar de que a intérprete Karina Castro tinha uma coreografia para cada música e de que ela sabia qual música tocava no fone deles.
Com um sorriso para alguns aquilo foi um momento de encantamento, e para outros um momento de confusão.Mas o que deixara confusas, será a desconexão entre música e dança? Será o figurino? O que será que passava nas cabeças dessas pessoas onde em grande parte acredito serem leigas no que diz respeitoa diversidade de linguagens em dança.
Tudo isso me questiona levando-me para uma única questão, o público. Será que temos um público preparado para a recepção desse tipo de trabalho? Até quando vamos ter que nos deparar com esse tipo de reação. Será que não esta na hora de talvez começar a se criar estratégias de treinamento para esse público?
Diante dessas questões provocadoras acredito que mesmo que para alguns aquilo que Karina fez não tenha feito menos sentido, penso queisso tenha sido objetivo dela, provocar e provocar.






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