A oficina de Produção Textual Crítica em Teatro e Dança, ação do Projeto de Extensão TRIBUNA DO CRETINO realizou no último dia 12 de Maio o segundo exercício de registro de recepção de uma obra artística. Os convidados, desta vez, foram dois alunos da Licenciatura em Dança da UFPA, Felipe Lobato e Karina Castro que compõem a Cia Mirai de Dança. Os artistas-alunos apresentaram duas cenas-coreografias do espetáculo intitulado Cinesiofagia Humana. O registro deste trabalho pode ser conferido abaixo, assim como algumas imagens do mesmo.
Karina Castro e Felipe Lobato em cena-coreografia do espetáculo Cinesiofagia Humana. Foto: Edson Fernando
Karina Castro e Felipe Lobato em cena-coreografia do espetáculo Cinesiofagia Humana. Foto: Edson Fernando
Registro da recepção de Gláucia Pinto:
Um espetáculo com movimentos precisos, marcados,
onde os bailarinos conseguiram preencher todo o espaço do palco. Uma mistura de passos que nos remetem a
outros ritmos como o samba o sapateado e isso lhe torna um espetáculo único,
porém a primeira vista um tanto difícil de perceber com clareza a mensagem que
quer passar devido ás rápidas mudanças de movimentos, mas há também uma
teatralidade no espetáculo que se mistura a dança o que me causou surpresa
quando questionado os bailarinos com relação a isso e eles não sabiam explicar,
acredito que se despertarem para mais esse elemento teatro e dança o espetáculo
ficara mais belo.
Detalhe de Karina Castro em cena-coreografia do espetáculo Cinesiofagia Humana. Foto: Edson Fernando
Registro de recepção de Bernard Freire:
A partir da observação
do grupo, fui puxado pela energia suave e segura dos movimentos que os corpos
executavam. Dentro do espaço os movimentos se dilatavam preenchendo o espaço
que vigorava com a música. Através da dança fui pego pela dor que os dançarinos
expulsavam de si num gesto limpo da ação. Pude ver o desprezo, o desespero, o
ódio, a revolta na ponta dos pés, no interno que queria se soltar.
A apresentação carrega
um descanso veloz eu o corpo desenvolvia, e na batida da música o jogo complementava
a essência da obra nos levando a entrar no mundo abandonado atual da periferia.
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