quarta-feira, 4 de março de 2015

Curso de Extensão "Crítica em Teatro e Dança" e Outras Novidades para 2015

O Curso de Extensão Critica em Teatro e Dança é apenas uma das novidades que o projeto TRIBUNA DO CRETINO reservou para o ano de 2015 que se revela, desde o início, promissor em suas metas. Mas antes de apresentarmos as informações sobre o curso temos a satisfação em anunciar que o projeto foi contemplado com o IV PRÊMIO PROEX DE ARTE E CULTURA. Sem dúvida, é o reconhecimento do crescimento e importância das ações que vem sendo desenvolvidas desde Julho de 2013 quando o projeto ainda era realizado do modo experimental.
Os recursos oriundos do edital da PROEX garantem ações fundamentais para expansão do projeto, sendo esta a terceira grande novidade: a criação e publicação dos primeiros números da TRIBUNA DO CRETINO: Revista de Crítica em Teatro e Dança. Trata-se de um periódico impresso e semestral dedicado exclusivamente a publicação de críticas de espetáculos produzidos em nossa cidade. O lançamento da revista Vol.01, Nº 01/ 2015 está previsto para acontecer ainda no mês de Março e trará as dezesseis críticas produzidas e/ou publicadas pelo projeto no ano passado e apresentam um intenso e instigante debate sobre as obras analisadas pela visão de dez novos autores críticos.
Compreendendo, desse modo, a importância e o crescimento do projeto, em 2015 o mesmo oferecerá curso de extensão onde haverá oportunidade para aprofundar conteúdos diretamente ligados a crítica em Teatro e Dança. O mais importante desta ação, no entanto, é continuar estimulando pessoas interessadas nos modos de formular e produzir textualmente reflexões críticas sobre Teatro e Dança. A produção crítica que resultará do curso será publicada no segundo número da revista. O projeto continuará recebendo, no entanto, a contribuição de qualquer pessoa que queira publicar seus pensamentos críticos – no blog ou na revista – mesmo não participando do curso. Os autores de novas críticas interessados na publicação devem observar a coluna ao lado com as normas para publicação no blog e na revista.
Agora vamos às informações sobre o curso: O Curso de Extensão: Crítica em Teatro e Dança oferece 20 Vagas, é aberto a comunidade em geral e terá carga horária total de 90 Horas. Será realizado na Escola de Teatro e Dança da UFPA e será dividido em dois módulos: 1º Módulo – Introdução à crítica de 23 de Março a 22 de Junho; 2º Módulo – Parâmetros possíveis para a crítica em Teatro e Dança: de 10 de Agosto a 16 de Junho. Os encontros serão semanais e ocorrerão sempre às segundas-feiras das 15h às 18 h. Os interessados devem solicitar ficha de inscrição pelo e-mail cretinofundamental@gmail.com até o dia 18 de Março.
E por fim a última grande novidade já deve ter sido notada você desde o início do acesso a esta plataforma virtual. Sim, a identidade visual do projeto ganhou uma logomarca pelos traços criativos de Aníbal Pacha. Nela Pacha nos lança ao campo de batalha empunhando a arma ideal para fustigar a cretinice reinante: os pensamentos afiados na ponta de uma caneta. Os mais familiarizados com o universo rodrigueano encontrarão ainda dois signos indiciais que completam o layout da logomarca (observe atentamente a logomarca e tente encontrá-los), desenvolvidos sutilmente por Pacha, a quem agradeço sinceramente pela colaboração e parceria.

   


   


Um comentário: