domingo, 6 de abril de 2014

TRIBUNA DO CRETINO - AÇÕES COMO PROJETO DE EXTENSÃO DA UFPA

Aos frequentadores deste blog dedicado a publicação de textos críticos sobre espetáculos de Teatro e Dança da cidade, informo que no ano de 2014 este espaço também compartilhará as ações desenvolvidas como Projeto de Extensão na UFPA. 

A iniciativa solitária de escrever críticas sobre os espetáculos locais (área metropolitana de Belém do Pará) e publica-las neste espaço vem sendo desenvolvida desde Julho de 2013 e, desde então, nenhum outro autor se atreveu a compartilhar suas impressões sobre algum trabalho.  Foram seis críticas publicadas (cinco sobre espetáculo de Teatro e uma em Dança) e nenhuma contribuição seja de artista, pesquisador, professor ou aluno da UFPA ou outra instituição. Este fato se apresenta como indício da falta de exercício crítico desta natureza em nossa cidade. 

Por este motivo e com o intuito de incentivar a produção desse exercício crítico já começaram a ser desenvolvidas as ações do Projeto de Extensão intitulado TRIBUNA DO CRETINO: produção textual crítica sobre espetáculos de Teatro e Dança. O projeto estabelece relação direta com o Plano Curricular dos Cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança da UFPA, assim como nos Cursos Técnicos de Ator, Cenografia, Figurino e Dança Interprete-Criador da mesma instituição, por meio das diversas disciplinas que teorizam as linguagens artistas em questão.

Neste primeiro semestre o projeto desenvolve uma oficina de produção textual crítica sobre espetáculo de Teatro e Dança. Os exercícios produzidos na oficina poderão ser conferidos por aqui e para efeito de  classificação dos textos publicados no blog adotarei a seguinte nomenclatura sempre antes do título de cada postagem:

Crítica em Teatro ou Dança;
Exercício do Projeto de Extensão.

Assim, o leitor deste espaço poderá situar-se sobre a natureza específica de cada postagem, distinguindo o texto voltado e produzido propriamente como crítica em Teatro e Dança dos que ainda são um exercício deste oficio volta a crítica. Lembro ainda que o blog continua aberto para o recebimento de críticas em Teatro ou Dança. Os critérios para publicação de contribuições desta ordem continuam sendo as mesmas que constam na capa. 

Edson Fernando
06.04.2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário